Ética e Desvalorização:
A questão dos Professores no Brasil
É preciso enumerar as questões que estão atingindo os Educadores de nosso País:
1 – Questões Salariais.
a) Capitais Brasileiras pagam abaixo do Piso Salarial, ou o limitam um valor absurdamente insignificante.
b) Atrasos nos pagamentos de salário.
c) Privilégios a categorias específicas do cargo.
d) Atraso e, até mesmo, o não pagamento de Benefícios.
2- Questões Sociais e de Infraestrutura
a) As limitações impostas ao tratamento que o Professor pode dar aos alunos o fizeram perder, em um percentual alto, a sua autoridade.
b) Os professores desempenham hoje papéis que não competem a eles, como de psicólogos, assistentes sociais e até mesmo dos pais.
c) A falta de profissionais faz com que os presentes se sobrecarreguem, pois muitas vezes têm de lecionar duas ou mais turmas ao mesmo tempo, cada uma com uma média de 35 alunos.
d) A falta de estrutura física, como materiais, para lecionar afeta a qualidade do ensino.
Esses fatos justificam a todos que questionam o que tem acontecido no Rio de Janeiro, é a Desvalorização dos Professores no Brasil. Ocorre que um profissional colocado em uma situação de desvalorização do seu trabalho pode, ou não, oscilar na qualidade de seu empenho. Trazendo esse problema sócio-educativo para o objetivo da nossa pesquisa, escolhemos o Tema Transversal Ética, e todas as questões levantadas para elaboração foram resumidas e definidas em uma só pergunta:
Como um professor preserva a sua ética profissional diante dos problemas administrativos e sociais enfrentados por ele, na Rede Pública de Ensino?
Postado por: André Oliver
Nenhum comentário:
Postar um comentário