Linguística Geral


Linguística Diacrônica

Para o desenvolvimento da pesquisa de Lingüística Diacrônica, buscamos pela opção da análise do desenvolvimento, desaparecimento ou mudança do significado  de alguma expressão cotidiana, algo que fosse usado com freqüência em nossa língua, e por todas as classes sociais, letradas ou não. Chegamos à conclusão de que os palavrões unem todas as classes de falantes de uma determinada língua, escolhemos portanto BOCETA.

Buscamos o início da palavra, para tentarmos entender o porquê, atualmente, ela usada para nomear a vagina, e buscamos entender o porque dela ter se tornado uma palavra ofensiva aos padrões morais da língua falada.

Raiz da Palavra

Boceta, origina-se do Latim = BUXUS, que era como se chamava uma espécie de madeira de arbusto lenhoso,  que se destinava a trabalhos delicados.  Um dos trabalhos criados com a utilização da Buxus, era uma pequena caixinha chamada Buxis. Era utilizada para guardar artigos pessoais femininos, especificamente as jóias das mulheres romanas. Elas mantinham suas Buxis em locais seguros e cuidavam delas, como se cuida da sua moral. Ou seja, dentro da Buxis, era aonde as mulheres guardavam seu tesouro. 


De Buxis a Boceta

Sabemos todos que o latim é uma língua já não existente, a não ser no campo de estudos da etimologia e das demais áreas de estudos das línguas, e que o português, o italiano, o espanhol e o francês e demais línguas europeias são originárias dele. A variação linguística decorrida com o tempo, por conta da formação dessas novas línguas alterou a palavra Buxis, designando para cada um dos idiomas uma nova palavra, conforme foi sendo usada pelos seus falantes. Ocorre que para todas as línguas essa palavra foi designada para "caixa pequena de artigos femininos", e com o tempo, para algumas, simplesmente o signo CAIXA. Vejamos, o exemplo da língua francesa: 

Francês antigo = Boiseta - Francês moderno = boîte

Analisamos a palavra francesa para demonstrar a alteração do significante através do tempo, e na língua francesa essa palavra não é ligada ao orgão sexual feminino. Vejamos agora a língua portuguesa: 

A alteração da língua se deu na sua criação, e não econtramos registros de outra formato do significante, a não ser BOCETA. Conforme o dicionário da Língua Portuguesa: 

s.f. Pronuncia-se: /bocêta/. Pequena caixa redonda, oval e alongada, fabricada com o intuito de armazenar diversos objetos e/ou coisas: uma boceta de joias.
Caixa de rapé; caixa para guardar tabaco em pó.
Tipo de bolsa feita em borracha utilizada para armazenar tabaco.
Peixes. Determinado aparelho de pesca.
Brasil. Vulgar. Designação vulgar de vagina, vulva.

Vimos, portanto, que em nosso idioma a Boceta tem mais de um significado, mas como o enfoque de nossa pesquisa é o palavrão, a vulgaridade do significado, faremos uso de  "Brasil. Vulgar. Designação vulgar de vagina, vulva".

Os primeiros indícios de ligação entre Boceta e Vagina, foi em Portugal entre os poemas do século XIII, aonde, segundo relato de historiadores, alguns poetas faziam menção à virgindade, a sensualidade a até ao próprio órgão sexual feminino com o termo Boceta. Porém o fato da palavra ter sido reduzida a vulgaridade, a questão não moral da língua, se deu por ter sido aplicada na literatura erótica, sendo usada em momentos de narrativa aonde outras palavras vulgares ligadas ao sexo eram usadas.  Também identificamos que o fato de terem essas narrativas sido aplicadas a personagens de ficção de camadas sociais desvalorizadas e criminalizadas, como ladrões e prostituas, fez com que o termo fosse considerado moralmente do mesmo nível. 
Uma fato curioso que identificamos ligando a palavra boceta um sentido maléfico foi na mitologia grega, A Boceta de Pandora, que significa uma caixa que contém todos os males e nunca deve ser aberta. Tanto que em Portugal, esse termo é utilizado para algo que aguça a curiosidade e não pode ser tocado. Atualmente, Boceta é escrito também "Buceta" e usado fortemente na questão da vulgaridade sexual, consequência da indústria pornográfica contemporânea que usa esse termo para nomear "vagina". 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário