segunda-feira, 25 de maio de 2015

Trabalho de Análise do Discurso e Semiótica - Análise de Capa da Revista Veja





Conforme a teoria, o Valor da Informação "refere-se à localização dos elementos participantes (direita/esquerda, alto/baixo, centro/margem) baseada nos elementos dado/novo a serem analisados no eixo horizontal. Em relação ao elemento à direita temos o novo, ou seja, aquilo que é acrescido, e em relação ao elemento colocado à esquerda, temos o dado, que é aquilo que já é conhecido. Os elementos ideal/real são analisados no eixo vertical em relação à posição do elemento no texto, no sentido de que, se estiver no alto, representa o ideal e, se estiver mais abaixo, representa o real. Além de representar a relação ideal/real, o eixo da verticalidade pode expressar as relações de poder, estando o elemento representativo dessas relações localizado mais ao alto e o menos representativo mais abaixo."

Segundo as categorias analíticas a informação velha é o dado à esquerda; que implícita sob o nosso conhecimento de mundo,nos diz que a Rede Globo é a maior emissora do Brasil. Vemos a identificação do título da Capa em letras Garrafais e em branco, contrastando com o fundo preto para melhor destacá-lo. 
O fenômeno de intertextualidade fica exposto na criação de uma capa que nos lembre a trilogia de filmes: "Guerra nas Estrelas",  nos remetendo ao espaço sideral, e raios laser emitidos pelas câmeras, que representam as outras emissoras, ou seja, as espaço-naves inimigas em ataque. 

A teoria da saliência diz respeito a como os elementos participantes são produzidos para atrair a atenção dos outros em diferentes graus (lugar que ocupa, tamanho relativo, contrastes em valor tonaml (cor), diferenças de formas, entre outros fatores). Quanto aos elementos composicionais, por exemplo, temos o tamanho e a localização reservados para uma foto no espaço de um determinado texto.

Conclui-se que que as práticas da linguagem da globalização, configura-se como a representação da realidade. 

bibliografia: Kress Van Leeuwen




Nenhum comentário:

Postar um comentário