Nosso pesar e nossa motivação
Essa questão de respeito, por parte dos alunos e de seus pais e responsáveis, existe por conta da desvalorização que se iniciou quanto a profissão; a questão da má remuneração, da ascensão de profissões que valorizam os seus profissionais, afastou os jovens da vontade de ser professor. Podemos ver isso na falta de educadores atuando nas redes de ensino público, os brasileiros não têm mais vontade de investir no futuro dos seus, isso é degradante para a construção de uma nação um pouco melhor.
Entendemos, após todas essas questões debatidas, que o brasil não é um país que valoriza profissões que atuam na formação do cidadão, que não se preocupa em dar credibilidade, respeito e motivação para aqueles que são responsáveis pela alfabetização e pelo crescimento intelectual de toda e qualquer pessoa. O brasileiro está preocupado em ostentar valores momentâneos, em dar credibilidade para personalidades da mídia, e assim continuar com o descaso com os mestres.
Nos últimos protestos de Junho de 2013, que se alastraram pelo país, podemos ver alguns cidadãos em busca de acordar os demais para a valorização dos professores, campanhas que provocavam e faziam comparação com os salários milionários dos jogadores de futebol, até fizeram um efeito momentâneo, mas nada permanente. E a questão de valorizar a educação é algo que deve ser adquirido no ambiente familiar, aonde a criança ainda está em fase de coleta de informação e construção do senso crítico, assim ela saberá valorizar o que aprende e quem ensina.
Como futuros professores não podemos omitir a preocupação que sentimos com tudo isso, e até mesmo aqueles momentos em que nos deparamos com a mídia ou com os colegas Professores; expondo os seríssimos problemas que afetam a área. Por muitas vezes somos questionados pelas pessoas que dizem que ser professor não vale a pena, mas se não fizermos por onde valor, nunca conseguiremos mudar a situação e construir mentes evoluídas para a transformação de nossos futuros cidadãos. Sim, nos temos um pesar por ver tudo isso acontecendo, mas ao mesmo tempo, temos a motivação de ter vivido isso dentro da escola, e não querer mais ver os nossos professores, e não sermos professores, desvalorizados.
Postado por: Blogueiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário